sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Livro - A Menina Que Roubava Livros


     Ainda lembro a primeira vez em que coloquei as mãos nesse livro. Era mais uma das minhas inúmeras visitas a uma livraria da minha cidade. O livro estava em destaque, era um sucesso (e ainda é). Como sempre virei o livro para ler o resumo que consta na capa traseira, mas para minha surpresa só havia uma frase que aguçou ainda mais minha curiosidade:

     Algum tempo depois (meses, talvez até mais de um ano) eu resolvi comprar o livro numa promoção pela internet. Acabei me envolvendo com outros livros e a leitura de "A Menina Que Roubava Livros" ia sendo adiada. Algumas pessoas me indicaram o livro e eu sempre falava: "Eu tenho, só não li ainda". No último ano, a divulgação do filme baseado no livro começou a se intensificar, assisti ao trailer da adaptação e percebi que estava perdendo uma grande história.
     Comecei a ler o livro e achei muito estranho a história ser narrada pela morte. Esse detalhe me fez desistir da leitura logo no começo. Terminei outro livro que estava lendo e então dei mais uma chance à roubadora de livros. Dessa segunda vez a história simplesmente me hipnotizou. A cada página, as emoções ficavam mais densas, e uma maravilhos história ia se formando.

     "A Menina Que Roubava Livros" nos leva para a Alemanha Nazista e mostra a dura realidade da sociedade naquela época. O drama nesse livro é tão intenso, de diversas formas. O escritor Marcus Zusac conseguiu incluir momentos de leveza em um enredo com tanta brutalidade, culminando em um final muito real e emocionante. A Morte narra a história de Liesel e de pessoas que fizeram parte de sua vida. Não quero revelar muito do enredo.
     Liesel, a roubadora de livros, teve uma vida com muitos momentos difíceis, perdendo pessoas que amava mas também conheceu pessoas maravilhosas (inclusive um certo judeu), que ensinaram muito a ela e a transformaram em uma grande mulher.

Esse é um daqueles livros pra você guardar e reler. Uma das minhas melhores leituras nos últimos anos.

Um comentário: